sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Viagem Literária

Ontem às 19h30 no Anfiteatro Municipal aconteceu mais uma etapa do Programa Viagem Literária, esteve em Venceslau em um "Bate-Papo com o Autor", o professor de história e escritor, Clóvis Bulcão. Clóvis escreveu seu primeiro livro em 1998, “A Quarta Parte do Mundo”, o  livro é um relato sobre a chegada dos primeiros templários ao Brasil, em 1555, e foi premiado pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.
Em 2002, foi um dos autores do livro Corrupção 18 contos, editado pela ONG Transparência Brasil e Arte Ateliê. No ano seguinte, publicou “ A Marquesa dos Santos”, ficção em doze contos, e o texto intitulado “Carne apimentada”.
Talvez o seu trabalho mais importante seja o Pequeno dicionário de personagens da literatura brasileira, um livro que reúne os mais importantes livros e autores dos séculos XIX e XX da literatura brasileira.
Entre os anos 2003 e 2005, Clovis trabalhou com a apresentadora Regina Casé do programa “Um Pé de Quê?”.
Em 2006, o documentário Os judeus começou a fazer sucesso. Disponível na Biblioteca do Futuro, o filme rendeu ao autor uma menção de louvor conferida pela comissão parlamentar Brasil-Israel, da Assembleia  Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
Clovis Bulcão também é autor da biografia “Leopoldina – A Princesa do Brasil”. Em 2008 lançou a biografia do padre Antônio Vieira, pela editora José Olímpio
.
Atualmente trabalha na biografia da família Guinle, a responsável pela construção do porto de Santos.
Clóvis conversou durante cerca de uma hora e meia e de forma descontraída, fez perguntas, respondeu perguntas e contou detalhes, desconhecidos da maioria dos presentes, sobre a história do Brasil.
 
Ari Florentino, Presidente da AVL, Clóvis Bulcão e Paulo Francis Jr, Acadêmico da AVL

Parte da platéia presente na "Viagem Literária"

Nenhum comentário:

Postar um comentário