quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Os desafios da cultura são múltiplos e diversos


Por Francisco Gonçalves

“Agradeço o convite e o desafio para uma escrever uma coluna semanal sobre cultura”. Agradeço ao leitor e peço paciência, pois este é um desafio renovador. Algumas vezes escrevi partes de textos, completas apenas minhas monografias, projetos socioculturais e esportivos, como planos de trabalho e negócios, mas apresentar uma opinião, em especial sobre cultura, é algo novo na minha vida, pois decidi me dedicar a projetos socioculturais há pouco mais de seis anos, ou seja, ainda estou aprendendo muito, mas faz parte da minha cultura tentar me superar e compartilhar conhecimento, então usarei esta coluna para compartilhar impressões e histórias.
Para o nosso primeiro ensaio, imagino ser importante escrever sobre um importante valor da cultura, que serve como reflexão para o bom convívio em comunidade, assim optei por escrever sobre a “diversidade” e como ela está presente na nossa cultura, ou seja, em tudo o que produzimos ou reproduzimos.
É fundamental o respeito à diversidade para o convívio harmonioso das diferentes identidades culturais existentes dentro de um território. A diversidade cultural nos permite perceber que as identidades culturais não são um conjunto único, mas todos nós somos múltiplos. Não somos todos iguais, ao contrário, podemos e devemos conviver e valorizar as nossas diferenças culturais, como fator para a harmonia das várias formas possíveis de ser, conviver, orar, pensar, produzir, comunicar, vestir, consumir e amar.
A diversidade cultural é uma necessidade abrangente da múltipla diversidade de vidas na Natureza, produzindo conhecimento, permitindo renovação e novos modelos de convívio em sociedade.
O “valor agregado da diversidade cultural” oferece maiores possibilidades de melhoria e desenvolvimento. Ao entender a diversidade em diversos setores geramos oportunidades, como no turismo, vestuário, artesanato, produtos alimentícios, serviços culturais, na confecção de roupas, na produção de móveis, no entretenimento, na saúde e no esporte.
Parte importante do processo de reconhecimento da diversidade esta no reconhecimento da própria identidade, como exemplo a brasilidade que está presente na economia do país, pois vários produtos traduzem a pluralidade e o espírito da cultura brasileira, como na música popular brasileira, hoje o terceiro estilo musical mais ouvido no mundo.
Este fenômeno deve acontecer sem que se percamos nossas características e identidade, possibilitando o consumo por um mercado que começa de dentro para fora, consumimos o que produzimos, com nosso próprio gosto e identidade, para depois abrir espaço para o que produzimos seja consumido, assim buscamos no que o outro produz a ampliação do nosso gosto, nosso ser, nosso pensamento, nosso conhecimento e mesmo a nossa diversidade, que pode chamar atenção pela evolução ou revolução da nossa cultura própria, de reconhecimento e valorização da diversidade.
O mais surpreendente para mim, depois de ter andado por outras cidades, em outras regiões, estados, e até em outros países, foi sempre lembrar que aqui, em Presidente Venceslau, cidade onde nasci e vivi toda minha infância e parte da minha adolescência, sempre teria algo para trocar, compartilhar e encantar o bom gosto de um turista, como eu era naquele momento, afinal temos uma identidade, que se associa ao bom gosto do povo da nossa região, com uma cidade de cultura pulsante, com ênfase a literatura, dança, música, artesanato, artes plásticas, fanfarra e culinária, além da beleza de nossas praças, preservação ecológica.
Obvio que esta bela cidade e sua diversidade cultural foram construídas ao longo de gerações, para isto montamos esta coluna, para nos próximos artigos começar a apresentar e desvendar estas identidades nas diversas manifestações culturais, da área da comunicação, no esporte, educação, com seus múltiplos desafios de pessoas e personagens que por “serem quem são” “fazerem o que gostam” constroem uma cidade que ainda precisa respirar mais a diversidade.


Fonte: Portal Bueno

Nenhum comentário:

Postar um comentário