quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Dia do professor


"É quase senso comum dizer que professor merece mais respeito e reconhecimento. É também quase utópico acreditar que o país do futuro um dia reconhecerá e instituirá verdadeiramente a Educação como alicerce de uma sociedade mais justa e igualitária.
            Nesse sentido, respeitar e valorizar o professor é, primeiramente, tratá-lo como profissional da educação.  Disso, decorrem outros fatores: valorização salarial, melhores condições de trabalho, e uma jornada de trabalho que permita ao profissional tempo para se atualizar nos estudos e planejar melhores estratégias de ensino e aprendizagem.
            Por outro lado, há também a necessidade da valorização da figura do professor perante a Sociedade. Um reconhecimento de cunho afetivo que ultrapasse os muros escolares e que devolva ao professor o destaque social como agente difusor da cultura e do saber.
            Numa época em que se crescem as cobranças e que a culpa pelo insucesso de alguns sistemas de ensino recai inexoravelmente no professor,toda ação que vise levantar a autoestima e o  prestígio desse profissional deve ser reconhecida e propagada.
Na noite da última terça-feira, às vésperas do Dia do Professor, os profissionais da Educação Municipal de Presidente Venceslau foram acarinhados com um delicioso jantar. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação conseguiu reunir um grande número de professores  para confraternizar-se e divertir-se com o som de algumas “modas sertanejas” antigas.
            Logo na entrada do salão, o tapete vermelho anunciava a importância dos convidados. Algo simbólico, mas que no decorrer da festa foi se confirmando. Dentro, mesas decoradas cuidadosamente para receber os ilustres professores.
            Parecia uma grande assembleia. Rostos conhecidos, outros nem tanto e alguns anônimos para mim. Em poucos minutos, ouviam-se estrondosos risos e vozes mais exaltadas. A euforia era tanta que alguns mal ouviram as falas iniciais do Secretário de Educação e do Senhor Prefeito. Aos poucos a adrenalina baixou e o público pode ouvir a Supervisora de Ensino fazer seu discurso e rememorar a frase da escritora Cora Coralina: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.
            No telão, os convidados foram surpreendidos com suas fotos em local de trabalho: uma homenagem simples, mas que permitiu mostrar quem eram as estrelas daquela noite especial.
            Em seguida, o jantar foi servido. Uma refeição saborosa feita com muito amor por colegas de escola e companheiros de jornada.
            A festa foi animada com música ao vivo e, aos poucos, os professores foram se despindo da rigidez da profissão e caíram na pista. Arrastaram mesas e cadeiras, e o salão transformou-se num grande bailão.
            A alegria era vista em cada olhar, e compartilhada na dança e nos risos daqueles profissionais que se esqueceram naquele momento de todos os problemas externos e sentiram-se acarinhados na alma.
            Foi uma noite inebriante e inesquecível. Pensada em detalhes para exaltar e valorizar todos os profissionais da educação. Uma ação singela, mas que tocou o coração dos professores presentes.
            Parabéns à Secretaria Municipal de Educação pela iniciativa. Esperamos contar com outras atitudes que continuem a valorizar os profissionais da educação. Pois, só assim,o educador continuará a ter orgulho de “Ser” professor e reavivará a esperança de “Não Ser” lembrado apenas nas campanhas eleitorais.

*Aparecido de Melo – professor pertencente à Academia Venceslauense de Letras.

Fonte: Portal Bueno


Nenhum comentário:

Postar um comentário